sexta-feira, 22 de abril de 2011

Curly hair

Só quem tem cabelos cacheados sabe o problema que é manter as “molinhas” sempre em bom estado. Não sou nenhuma expert em cabelos, mas nesses quase 17 anos de experiência eu aprendi algumas maneiras de manter as madeixas com cara de saudável sem muito trabalho (na verdade, com um pouco menos de trabalho).


NO BANHO

Os cuidados com os cachos devem começar na hora do banho. O cabelo cacheado, como sabemos, é mais ressecado do que os cabelos lisos devido à má distribuição da oleosidade. Aposte em produtos específicos para esse tipo de cabelo e jamais aplique o condicionador no couro cabeludo, ele deve ser passado apenas no comprimento e pontas do cabelo (pode abusar na quantidade). Evite xampus com sal e detergentes, pois os mesmos ressecam o cabelo.
Na hora de aplicar o xampu, não abuse da quantidade do produto, pois o excesso do mesmo retira a oleosidade natural dos cachos e os resseca ainda mais. Lave os cabelos no máximo três vezes na semana para evitar o ressecamento. Se o cabelo estiver muito cheio de produto (leave-in e outros) na hora do banho massageie com a ponta dos dedos o couro cabeludo enquanto estiver debaixo do chuveiro, continue enxaguando até sentir que retirou todos os resíduos dos produtos, ou seja, quando achar que está limpo. Depois, pode passar o condicionador.

APÓS O BANHO

Pegue uma toalha macia e a partir das pontas amasse os cachos em direção à raiz. Jamais esfregue a toalha nos fios, isso os deixa mais quebradiços. Na hora de desembaraçar, use um pente de madeira com dentes largos (tira a eletricidade do cabelo e evita o frizz) e comece passando nas pontas e depois na parte de cima, isso evita a "quebrada" de fios quando vai tirar algum nó. Nunca, em hipótese alguma, penteei os cachos quando eles estiverem secos, isso tira o formato “mola” e quebra o cabelo.
Quando for aplicar um creme pós-banho, passe uma quantidade pequena, equivalente a uma moeda de um real, longe do couro cabeludo. Espalhe o produto nas duas mãos e amasse os cachos começando das pontas.

SECANDO

Se for secar o cabelo, a melhor maneira é usar o difusor, que seca e define os cachos.
Deixe o babyliss para as ocasiões especiais: seque bem o cabelo e passe um protetor térmico para evitar danos causados pela quentura. Se não tiver babyliss use o bobs para definir bem os cachos. Para evitar que os cachos se desmanchem rapidamente, use um spray fixador.


Como eu não entendo muito de cabelos, nunca fui de sair procurando os melhores produtos para as minhas madeixas. Costumo usar um tipo de creme e pronto. Então, para evitar dar dicas erradas para minhas queridas leitoras, eu resolvi que só vou postar aqui os produtos que eu já usei, pois esses eu sei exatamente pra que servem.

Ativador de cachos
Como o próprio nome já diz, ele ativa os cachos. Passei a usa-lo há pouco tempo e notei uma grande diferença nas minhas “molinhas”. Deve ser usado principalmente por quem não tem cachos muito definidos.
Redutor de volume
Tem quem adore aquele cabelão armado no estilo Thaís Araújo, mas tem aquelas que preferem um cabelinho mais comportado. E é para essas pessoas que eu indico o redutor de volume, pois ele diminui o volume dos cabelos e, dependendo do produto, define bem os cachos.
Leave-in
Esse é basicamente a mesma coisa do creme para pentear (me disseram que não é a mesma coisa, mas eu acho que a única diferença é o nome). O leave-in serve para manter os cabelos arrumados antes e depois de secos. Ajuda na hora de desembaraçar as madeixas e diminui o frizz.
Hidratantes
Esses devem ser usados semanalmente para hidratar os cabelos (divida o cabelo em mechas e passe uma grande quantidade em cada uma, massageie, use uma touca térmica por mais ou menos 30 minutos e enxague bem o cabelo até retirar totalmente o produto. Só pra lembrar, não passe na raiz). Dependendo do creme ele diminui o volume dos cachos, evita o frizz, dá brilho, entre outros efeitos.

Uma dica para quem odeia molhar os cabelos assim que acorda: passe um pouco de umidificador no comprimento e pontas do cabelo, ou borrife um pouco de água e depois passe um ativador de cachos. Isso deixará os cachos mais bem formados e sem aquele aspecto seco e amassado de quando a gente acorda.

OS FAMOSOS E SEUS CACHOS







CACHOS, CACHOS, CACHOS











E por hoje é só gente. Espero que vocês tenham gostado das dicas, porque eu amei escrevê-las. Considerem que esse é o meu primeiro post-dicas, estou pensando em mudar um pouco o conteúdo do blog. Sei lá, estava pensando em  falar um pouco de moda, cabelos, novidades. Não sou expert nesses assuntos, mas acho que falar sobre a minha moda seria bem legal. Mas enfim, postarei sobre o que tiver vontade. É melhor.

Obs: Não dei exemplos dos produtos porque eu realmente não entendo nada sobre marcas boas e afins, e eu não uso nenhuma marca específica, então não tenho como indicar algo que eu garanta ser bom.

9 comentários:

  1. Muito bom o post! Se eu tivesse lido quando ainda tinha cachos, talvez tivesse continuado com eles, rs. Mas, de verdade, não parece que você "não sabe muito do assunto". Ficou muito bom ^^

    ResponderExcluir
  2. acho cabelo cacheado lindo!
    mas prefiro o meu de chapinha. rs
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Se meus cachos fossem comportados eu ia usa eles super curtos

    ResponderExcluir
  4. meus cabelos são definitivamente difíceis de entender ahahah eles são cacheados também, mas vivem armados! a maioria me fala pra alisar, fazer escova progressiva, só que eu realmente não quero, não quero pq eu até que gosto dos meus fios revoltados e fofos de vez em quando.
    http://amigasentresegredos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu amei esse post, séeerio! Vou correndo buscar meu ativador de cachos! *-* ps¹: Oh menina, muito obrigada pelo comentário no meu blog! Fiquei realmente feliz de saber que estou agradando com as coisas que escrevo, e é bom saber que tem gente que gosta ou se identifica! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Meu sonho é ter cabelo cacheado, você não tem noção disto.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas! Sofro com o meu cabelo, mesmo ele não sendo tão cacheado assim. O problema, é a preguiça pf

    ResponderExcluir
  8. Que linda a última foto, rs.

    Eu gostei das suas dicas. Tenho cabelos ondulados e eu adoro quando consigo definir bem os cachinhos \o/

    ResponderExcluir

Não te forcei a ler, muito menos a comentar. Mas, por favor, só comente se tiver lido.

VISITE TAMBÉM: POSSO DIZER