sábado, 6 de novembro de 2010

virtual X real

Estou cansada de ver textos e mais textos falando sobre a diferença entre amigos virtuais e amigos reais. Segundo esses textos, os amigos virtuais sempre compreendem bem mais do que os amigos reais, sempre estão dispostos a "escutar" o outro, sempre fazem o outro sorrir, enfim, mostram os amigos virtuais como se eles fossem bem melhores do que os amigos reais. E é a partir daí que eu começo a discordar desses textos, ou melhor, das pessoas que escreveram esses textos. E é pensando nessas, e em toda as outras que pensam assim, que eu escrevi esse post.
O que faz desses amigos que você só viu através da tela do computador melhores do que aqueles que podem estar sempre perto de você? O que? O fato de eles gostarem de você pelo que você é, e não pelo que você aparenta ser? Porque eles sabem "tudo" a seu respeito e mesmo assim continuam sendo seus amigos? Porque eles dizem palavras bonitas quando você está triste e logo te anima? Você não acha que uma pessoa assim, que te entenda, que goste verdadeiramente de você, não pode ser encontrada na sua cidade? Você acha que pessoas assim só se encontram nos lugares mais distantes de onde você está? Você não acha que, assim como as pessoas da sua escola, esses amigos de outras cidades já julgaram alguém pela aparência, ou foram incompreensíveis com alguém? Essas pessoas são iguais a você, iguais a seus irmãos, aos seus colegas da escola, da sua cidade. Pessoas assim existem em todos os lugares, por mais que muitos neguem isso.
Eu tenho uma amiga -é, hoje nós somos amigas- que em sua época de puts revolts sonhava em largar todos que ela conhecia só pra ir morar com uma amiga que ela conheceu no fake e que, segundo ela, era a única pessoa que a entendia. Mas vejam só que ironia, a vítima incompreendida pela mãe era, na verdade, uma filha bem problemática envolvida com pessoas tão, ou mais, problemáticas do que ela que vivia brigando com a mãe por causa desses problemas. Além de ser super ignorante com as pessoas e viver jurando dar uma surra em todos que a incomodavam. Mas na hora de conversar com sua "amiga" ela não contava tudo que ela fazia, só dizia que a mãe dela brigava muito com ela e que ninguém da escola gostava dela.
O que eu estou querendo dizer é o seguinte, seu amigo virtual só sabe o que VOCÊ quer que ele saiba sobre você, o que VOCÊ acha que convém contá-lo. Me entende? Porque, assim como sua mãe que não te entende, seus colegas que te odeiam, seu amigo virtual também poderia achar que você está errado se estivesse vendo os dois lados da situação, e não só o seu lado.
Não estou dizendo que amigos virtuais não podem ser amigos verdadeiros, eu concordo demais que podem sim. Eu tenho duas primas que tem uma amiga virtual e, pra mim, essa amizade é muito verdadeira, mas uma coisa é você ter amigos que moram longe, que conversam com você, que te dão conselhos quando você precisa. E outra é você ter um amigo que, além de poder fazer tudo isso que seu amigo que mora longe faz, ainda pode te dar um abraço -que vale mais do que mil palavras bonitas-, pode apontar os seus erros quando eles existirem e ainda estarem com você sempre que você estiver precisando de alguém, mesmo que seja só pra ficar alisando seu cabelo enquanto você chora no colo dele.  
Enfim, não quero provar a ninguém que amigos reais são melhores do que os amigos virtuais, só estou dizendo que se seus amigos da internet gostam de você, as pessoas que convivem com você também podem sentir o mesmo, basta você fazer por onde.

7 comentários:

  1. Olha, concordo muito com o que você escreveu. É verdade, você realmente disse tudo o que me vem a cabeça quando eu leio esses tipos de textos tbm, que dizem que amigos virtuais são melhores.
    u.u

    shauhsauh
    beijos ;**

    ResponderExcluir
  2. eu acho que os dois lados são bons, o que é impolgante do seu amigo virtual é que ele está longe, eu não sei direito, mas a distancia sempre da um tempero para relacionamentos
    to seguindo, beijos

    ResponderExcluir
  3. Caaara, eu fui citada *-*
    HUSAHDSUAHDSUAHUDAS
    Enfim, deixando a emoção de lado: sim, há realmente pessoas que pensam e generalizam dizendo que amigos virtuais são como anjos do céu que Deus manda pra isso e aquilo lá.
    Mas talvez não seja assim e aquela pessoa é que está confundindo tudo.
    Como fui citada, vou me usar como exemplo: sou amiga de Raquel há 4 anos. Mas cara, só vim conhecê-la ano passado. Ou seja, tive 3 anos pra poder ter certeza de que ela realmente é uma amiga pra sempre. Agora há pessoas que mesmo com todo o tempo do mundo, não conseguem fazer isso. Eu sei que nem sempre é fácil, mas é preciso.
    E putz! A maioria das pessoas fala que ser você mesmo na internet é BEM mais fácil. Mas é bem dificil ver isso, atualmente.

    Mariaaana, amei o post *-* shaudshauhdsau
    Não é a polêmica que eu pensava, mas foi MUITO melhor. Porque tudo bem, amigos virtuais são bem legais, mas não vale diminuir os que estão perto de nós.

    Ah, só mais uma coisa: Raquel não é mais minha amiga virtual. hsahuahudsahdusa
    Ela é amiga da vida mesmo.

    :**

    ResponderExcluir
  4. É bem complicado isso, porque pra mim é a mesma coisa. Concordo com o que citou sobre abraços, e tudo mais, só que alguns amigos de longe conseguem te entender melhor que toda a sua cidade junta. Sei lá, vai de cada um. Tenho amigos virtuais, e reais, e tem a hora para cada um. Virtual, ou real, o que importa é a amizade em si.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amigo é amigo, independente da situação, da distância. Mas claro que, um amigo próximo, que pode te abraçar, te olhar nos olhos, dar uma volta ao seu lado quando está triste, ah... isso não tem preço!
    BjO*

    ResponderExcluir
  6. Olá Mariana,

    Indiquei você para o Desafio dos 7 (http://todamocinha.blogspot.com/2010/11/desafio-dos-sete.html)

    Dá uma olhadinha lá!

    bjs,

    ^^

    ResponderExcluir

Não te forcei a ler, muito menos a comentar. Mas, por favor, só comente se tiver lido.

VISITE TAMBÉM: POSSO DIZER